Skip to main content
universidade lusófona
Conferências / Seminários

Sociomuseology + Paulo Freire seminars

2019-2021

No âmbito da Cátedra UNESCO-ULusófona Educação Cidadania e Diversidade Cultural, o primeiros dos 6 grupos de estudos organizados e em funcionamento, criou, sob a orientação científica da Investigadora que coordena o Projeto FCT-CEECIND/04717/2017, o Seminário Sociomuseologia + Paulo Freire que tinha por objetivo melhor compreender as relações entre a Sociomuseologia e a Educação, tendo como ponto de partida a metodologia criada pelo Educador Paulo Freire e seus usos nos espaços e processos museológicos. Gradativamente com as pesquisas e estudos realizados essa reflexão e ponto de partida foram sendo alargados, passando assim a acolher outras abordagem educativa que partilhavam a dialocidade e o uso da educação como recursos de leitura critica do mundo contemporâneo.

O formato de cada Seminários foi sendo adequado a cada situação e temática abordada. Foram então organizado em forma de palestras, diálogos, rodas de reflexão dialógica e  painéis temáticos. Os seminários foram concebidos para se realizem presencialmente e muitas vezes em instituições museológicas e educativas que acolhiam o grupo de Estudos, mas devido a pandemia da Covid-19 muitos dos seminários realizaram-se por Webinar.

O Grupo de Estudos Sociomuseologia + Paulo Freire organizou 32 seminários no intervalo entre junho de 2019 e novembro de 2021.

Este seminário foi desseriado em finais de 2021 por conta da criação do Seminário #MusaFórum, que visa a realização de palestras, rodas de reflexão dialógicas e painéis temáticos organizadas pelos diferentes Grupos de Estudos da Cátedra, ampliando assim as temáticas a serem abordadas, diversificando o perfil das pessoas convidadas

32

Paulo Freire, educação, Divulgação e Museus de Ciências Naturais
Professora Martha Marandino (USP) 11.11.2021

31

La Memoria de los Maestros desaparecidos en Argentina
Alba Rosa Pereyra Lanzillotto, educadora popular07.10.2021

30

Paulo Freire e a Teologia da Libertação
Professor Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira (UFPB) 09.09.2021

29

Brigadas Estudantis de Alfabetização,
Maria Manuela Paulo (APCEP), Máximo Ferreira (Centro de Ciência Viva de Constância) 02.09.2021

28

Rede Internacional de Educação popular: diálogos com África
Florenço Varela (Instituto Paulo Freire de Cabo Verde); Jacqueline Freire UFP-Amazonia; Tiago Chingore (Universidade Licungo, Moçambique) 22.07.2021

27

Cartas Guiné-Bissau: registros de uma experiencia em processo,
Georgina de Mello, Doutoranda ULHT  08.07.2021

26

Museu do Ceará, 20 anos depois Paulo Freire e utoias museais
Professora Carolina Ruoso, Professor Francisco Regis Ramos, Msc. João Paulo Vieira, Alexandre Oliveira, 27.05.2021

25

Paulo Freire Vive! Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire
Raimunda Oliveira (Brasil) e Rosy Zúñiga (México) (Conselho de Educação Popular da America Latina e Caribe)24.06.2021

24

Paulo Freire Sim! Rumo às Celebrações do Centenário
Professora Angela Biz Antunes (Instituto Paulo Freire), 10.12.2020

23

A educação popular para a libertação e soberania dos povos
Professora Bárbara Graciosa (Escola das Águas/MPP), Professora Elionice Sacramento (Escola das Águas/MPP), Professora Solange Brito (Teia dos Povos), 19.11.2020

22

Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática- um testemunho
Professora Ana Benavente (ULHT) 15.10.2020

21

A Importância do Ato de Ler
Professor Everaldo Santos (FABEJA) 08.10.2020

20

Projeto Letras Prá Vida (APCEP)
Professora Dina Soeiro (Escola Superior de Educação de Coimbra), Ms. Lina Cláudia dos Santos (Higher School of Education of Coimbra), 01.10.2020

19

Museus Comunitários, Educação e Ruralidade
Professor Luis Mota Figueira (Riachos Agricultural Museum), Professor Mario Moutinho (ULHT), Msc. Pedro Salvado (José Alves Monteiro Archaeological Museum), 17.09.2020.

18

Experiências Freirianas em Portugal: educação popular
Professora Eunice Macedo (IPF Portugal – University of Porto), Professora Lucília Salgado (APCEP) Professora Teresa Vasconcelos (Graal), 11-09.2020

17

Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido
Professora Tânia Bazante (UFPE) 06.08.2020

16

O Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo e a Pedagogia Griô
Ms. Penhinha Teixeira, 30.07.2020

15

Memórias da Negritude: o movimento popular na periferia de Olinda como património da EJA
Ms. Ceça Axé (Iroco Culture Point) 09.07.2020

14

Para uma Pedagogia da Libertação LGBTQI+
Ms. Antonio Carvalho (UNEB) 18.06.2020

13

Bell hooks e Pulo Freire: Encontros possiveis
Professor Graça Teixeira (UFBA - ULHT) 28.05.2020

12

Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão-Acessibilidade Cultural
Professora Almudena Dominguez (University of Zaragoza) Professora Patrícia Dornelles (UFRJ) Professora Viviane Sarraf (USP), 19.05.2020

11

Museus para a equidade: Diversidade e Inclusão-Educação Museal
Ms. Átila Tolentino (UFPA) Pro.ª Doutora Marcele Pereira (UNIR) and Ms. Mila Chiovato (Pinacoteca de São Paulo), 20.05.2020

10

Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar
Moana Soto (ULHT –UFRJ) Doutoranda ULHT, 14.05.2020

9

O Museólogo como trabalhador social na construção de futuros inéditos
Professora Vania Brayner (ULHT) 23.04.2020

8

O Partido como Educador-Educando
Carlos Serrano Ferreira, Doutoranda ULHT 04.04. 2020

7

Para uma Museologia da Libertação
Msc. Roberto Fernandes (UFBA) 31.03.2020

6

Educação como Prática da Liberdade
Professor. Dr Alberto Melo 27.01. 2020

5

Ação Cultural para a Liberdade
Claúdia Pola, Doutoranda ULHT 07.12.2019

4

A Importância do Ato de Ler  
Professora. Teresinha Tavares and Prof. Celeste Isabel (Graal) 20.11.2019

3

Por uma Pedagogia da pergunta
(Projeto Empoderar, AMUNCIP). Professor Carolina Leão (AMUCIP), 1.08.2019

2

Extensão ou Comunicação
Professor Graça Teixeira (UFBA – ULHT)  08.07.2019

1

Pedagogia do Oprimido
Mabel Cavalcanti (Coletivo Paulo Freire - Portugal) 11.06.2019