Conferências / Seminários
Sociomuseology + Paulo Freire seminars
2019-2021
No âmbito da Cátedra UNESCO-ULusófona Educação Cidadania e Diversidade Cultural, o primeiros dos 6 grupos de estudos organizados e em funcionamento, criou, sob a orientação científica da Investigadora que coordena o Projeto FCT-CEECIND/04717/2017, o Seminário Sociomuseologia + Paulo Freire que tinha por objetivo melhor compreender as relações entre a Sociomuseologia e a Educação, tendo como ponto de partida a metodologia criada pelo Educador Paulo Freire e seus usos nos espaços e processos museológicos. Gradativamente com as pesquisas e estudos realizados essa reflexão e ponto de partida foram sendo alargados, passando assim a acolher outras abordagem educativa que partilhavam a dialocidade e o uso da educação como recursos de leitura critica do mundo contemporâneo.
O formato de cada Seminários foi sendo adequado a cada situação e temática abordada. Foram então organizado em forma de palestras, diálogos, rodas de reflexão dialógica e painéis temáticos. Os seminários foram concebidos para se realizem presencialmente e muitas vezes em instituições museológicas e educativas que acolhiam o grupo de Estudos, mas devido a pandemia da Covid-19 muitos dos seminários realizaram-se por Webinar.
O Grupo de Estudos Sociomuseologia + Paulo Freire organizou 32 seminários no intervalo entre junho de 2019 e novembro de 2021.
Este seminário foi desseriado em finais de 2021 por conta da criação do Seminário #MusaFórum, que visa a realização de palestras, rodas de reflexão dialógicas e painéis temáticos organizadas pelos diferentes Grupos de Estudos da Cátedra, ampliando assim as temáticas a serem abordadas, diversificando o perfil das pessoas convidadas
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32 |
Paulo Freire, educação, Divulgação e Museus de Ciências Naturais |
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31 |
La Memoria de los Maestros desaparecidos en Argentina |
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30 |
Paulo Freire e a Teologia da Libertação |
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29 |
Brigadas Estudantis de Alfabetização, |
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28 |
Rede Internacional de Educação popular: diálogos com África |
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27 |
Cartas Guiné-Bissau: registros de uma experiencia em processo, |
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26 |
Museu do Ceará, 20 anos depois Paulo Freire e utoias museais |
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25 |
Paulo Freire Vive! Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire |
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24 |
Paulo Freire Sim! Rumo às Celebrações do Centenário |
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23 |
A educação popular para a libertação e soberania dos povos |
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22 |
Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática- um testemunho |
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21 |
A Importância do Ato de Ler |
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20 |
Projeto Letras Prá Vida (APCEP) |
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19 |
Museus Comunitários, Educação e Ruralidade |
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18 |
Experiências Freirianas em Portugal: educação popular |
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17 |
Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido |
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16 |
O Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo e a Pedagogia Griô |
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15 |
Memórias da Negritude: o movimento popular na periferia de Olinda como património da EJA |
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14 |
Para uma Pedagogia da Libertação LGBTQI+ |
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13 |
Bell hooks e Pulo Freire: Encontros possiveis |
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12 |
Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão-Acessibilidade Cultural |
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11 |
Museus para a equidade: Diversidade e Inclusão-Educação Museal |
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10 |
Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar |
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9 |
O Museólogo como trabalhador social na construção de futuros inéditos |
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8 |
O Partido como Educador-Educando |
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7 |
Para uma Museologia da Libertação |
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6 |
Educação como Prática da Liberdade |
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5 |
Ação Cultural para a Liberdade |
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4 |
A Importância do Ato de Ler |
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3 |
Por uma Pedagogia da pergunta |
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2 |
Extensão ou Comunicação |
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1 |
Pedagogia do Oprimido |