Skip to main content
universidade lusófona
Organização

Carta de Princípios

Tendo em consideração que as Cátedras da UNESCO, UniTwin se constituem como um programa em rede que liga instituições universitárias em diferentes países para promover a cooperação universitária e a disseminação do conhecimento pela sociedade, com o objetivo de reforçar as capacidades das instituições para partilhar conhecimento relevante e efetuar trabalhos colaborativos orientados pelos princípios fundadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência.

Que a UNESCO está envolvida na Promoção:

  • Da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ONU
  • Da Estratégia 2030 para a Educação (Declaração de Inchuam e Marco de Ação; rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos), 2015
  • Dos Acordos de Paris sobre as Alterações Climáticas, 2015
  • Da Agenda URBAN III – da Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas(ONU) para Habitação e Desenvolvimento urbano sustentável (UN-HABITAT – UnitedNation Human Settlement), 2016
  • Da Declaração da Ciência para uma Cultura de Paz , UNESCO, 2017

Bem como as Convenções e Recomendações que colocam a cultura como instrumento de desenvolvimento sustentável, nomeadamente:

  • “Recomendação sobre Museus, Coleções sua Diversidade e Função na Sociedade”, 2015
  • “Recomendação sobre a Paisagem Urbana História”, 2011
  • “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”, 2005
  • “Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial”, 2003
  • “Convenção sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático”, 2001
  • “Declaração sobre a Diversidade Cultural”, 2001
  • “Recomendação para a Salvaguarda da cultura tradicional e o Folclore”, 1989
  • “Convenção do Património Mundial Cultural e Natural”, 1972

Que incentivam a partilha de recursos e a construção de parcerias que permitem enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável nas nossas sociedades;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, a desenvolver pela ULHT, tem como objetivo colocar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento na construção dum mundo com base em economias de bem-estar, em sociedade justas e num ambiente sustentável;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe desenvolver e integrar ações de qualificação curricular, ações de formação, desenvolver investigação científica relevante e promover ações de extensão universitária sobre as questões de Igualdade de Género, do Trabalho Digno; das Cidades Sustentáveis Inclusivas e da Governação Transparente e das Parecerias no âmbito duma Educação para a Paz e para a Cidadania Global;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil, associações locais e outras universidades, no mundo lusófono em todos os contextos que permitem construir pontes e ligar pessoas;

Modelo colaborativo. A cátedra defende os processos participativos e a da cocriação;

Sustentabilidade. A cátedra assume-se como um projeto que procura o princípio da sustentabilidade integral dos processos de ação,assumindo-se como uma comunidade autofinanciada;

Aceitação da pluralidade. Os processos de ação regem-se pelos princípios éticos da aceitação da diferença, da pluralidade dos olhares, e da integração das diferentes visões do mundo;

Flexibilidade. Os processos de ação são flexíveis e ajustam-se às dinâmicas processuais;

Solidariedade de cocriação. Os processos locais são desenvolvidos pelos parceiros locais e os seus resultados partilhados na rede.

Regulamento da Cátedra

Regulamento Cátedra 2018-22