Organização
Carta de Princípios
Tendo em consideração que as Cátedras da UNESCO, UniTwin se constituem como um programa em rede que liga instituições universitárias em diferentes países para promover a cooperação universitária e a disseminação do conhecimento pela sociedade, com o objetivo de reforçar as capacidades das instituições para partilhar conhecimento relevante e efetuar trabalhos colaborativos orientados pelos princípios fundadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência.
Que a UNESCO está envolvida na Promoção:
- Da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ONU
- Da Estratégia 2030 para a Educação (Declaração de Inchuam e Marco de Ação; rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos), 2015
- Dos Acordos de Paris sobre as Alterações Climáticas, 2015
- Da Agenda URBAN III – da Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas(ONU) para Habitação e Desenvolvimento urbano sustentável (UN-HABITAT – UnitedNation Human Settlement), 2016
- Da Declaração da Ciência para uma Cultura de Paz , UNESCO, 2017
Bem como as Convenções e Recomendações que colocam a cultura como instrumento de desenvolvimento sustentável, nomeadamente:
- “Recomendação sobre Museus, Coleções sua Diversidade e Função na Sociedade”, 2015
- “Recomendação sobre a Paisagem Urbana História”, 2011
- “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”, 2005
- “Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial”, 2003
- “Convenção sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático”, 2001
- “Declaração sobre a Diversidade Cultural”, 2001
- “Recomendação para a Salvaguarda da cultura tradicional e o Folclore”, 1989
- “Convenção do Património Mundial Cultural e Natural”, 1972
Que incentivam a partilha de recursos e a construção de parcerias que permitem enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável nas nossas sociedades;
Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, a desenvolver pela ULHT, tem como objetivo colocar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento na construção dum mundo com base em economias de bem-estar, em sociedade justas e num ambiente sustentável;
Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe desenvolver e integrar ações de qualificação curricular, ações de formação, desenvolver investigação científica relevante e promover ações de extensão universitária sobre as questões de Igualdade de Género, do Trabalho Digno; das Cidades Sustentáveis Inclusivas e da Governação Transparente e das Parecerias no âmbito duma Educação para a Paz e para a Cidadania Global;
Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil, associações locais e outras universidades, no mundo lusófono em todos os contextos que permitem construir pontes e ligar pessoas;
Modelo colaborativo. A cátedra defende os processos participativos e a da cocriação;
Sustentabilidade. A cátedra assume-se como um projeto que procura o princípio da sustentabilidade integral dos processos de ação,assumindo-se como uma comunidade autofinanciada;
Aceitação da pluralidade. Os processos de ação regem-se pelos princípios éticos da aceitação da diferença, da pluralidade dos olhares, e da integração das diferentes visões do mundo;
Flexibilidade. Os processos de ação são flexíveis e ajustam-se às dinâmicas processuais;
Solidariedade de cocriação. Os processos locais são desenvolvidos pelos parceiros locais e os seus resultados partilhados na rede.