Skip to main content
universidade lusófona

UNESCO +

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

unesco.org

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada das Organização das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas e comunicações/informação.

The Sustainable Development Goals

Sustainable Development Goals

The Sustainable Development Goals are the blueprint to achieve a better and more sustainable future for all. They address the global challenges we face, including those related to poverty, inequality, climate, environmental degradation, prosperity, and peace and justice. The Goals interconnect and in order to leave no one behind, it ís important that we achieve each Goal and target by 2030. Click on any specific Goal below to learn more about each issue.

A Comissão Nacional da UNESCO (CNU)

Unesco Portugal

A Comissão Nacional da UNESCO foi criada pelo Decreto-Lei Nº 218/79 de 17 de julho, no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tendo como atribuições:

  1. Emitir pareceres e fazer sugestões ao Governo no que se refere aos programas e realizações da UNESCO
  2. Estabelecer uma ligação eficaz com o Secretariado da UNESCO e, bem assim, com as comissões nacionais e organismos de cooperação dos outros Estados Membros da UNESCO
  3. Apoiar a Missão Permanente de Portugal junto da UNESCO
  4. Emitir pareceres no respeitante à organização e preparação da delegação portuguesa à Conferência Geral e a outras conferências ou actividades da UNESCO
  5. Organizar e participar em reuniões de carácter nacional ou internacional relacionadas com os objectivos da UNESCO
  6. Contribuir para a coordenação da acção dos serviços e sectores de atividades representados na Comissão no que se refere à prossecução dos fins da UNESCO em Portugal
  7. Prestar informações relativas às actividades da UNESCO e manter contacto permanente com instituições, organizações governamentais e não governamentais e indivíduos nacionais ou estrangeiros
  8. Dar a conhecer à opinião pública nacional os objectivos e realizações da UNESCO
  9. Realizar as demais tarefas que lhe sejam cometidas pelo Governo, nos domínios de atividade da UNESCO

Cátedras UNESCO em Portugal

Em Portugal existem as seguintes Cátedras UNESCO:

  1. UNESCO Chair in Bioethics, Universidade Católica Portuguesa (2009)
  2. UNESCO Chair in Intangible Heritage and Traditional Know-How: Linking Heritage, University of Évora (2013)
  3. UNESCO Chair on Biodiversity Safeguard for Sustainable Development, University of Coimbra (2013)
  4. UNESCO Chair on Geoparks, Regional Sustainable Development and Healthy Lifestyles, University of Trás-os-Montes and Alto Douro (2016)
  5. UNESCO Chair on The ocean’s cultural heritage, Universidade Nova de Lisboa (2016)
  6. UNESCO Chair on Ecohydrology: Water for Ecosystems and Societies, University of the Algarve (2016)
  7. UNESCO Chair on Education for Global Peace Sustainability, University of Lisbon (2018)
  8. UNESCO Chair on Education, Citizenship and Cultural Diversity, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisbon (2018)
  9. UNESCO Chair on Life on Land, University of Porto (2018)
  10. UNESCO Chair in Humanities and Cultural Integrated Landscape Management, Instituto Politécnico de Tomar (2018)
  11. UNESCO Chair in Arts and Cultural Management, Cities and Creativity, Polytechnic Institute of Leiria (2018)
  12. UNESCO Chair on Intercultural Dialogue on Heritages of Portuguese Influence, Universidade de Coimbra (2018)
  13. Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2019)
  14. Educação e Ciência para o Desenvolvimento Equitativo & bem-estar Humano, Universidade de Évora (2021)
  15. Ocean Expert – Educação Científica das crianças para a gestão dos Oceanos: em apoio à economia azul, Universidade do Porto (2022)
  16. Inteligência Artificial e Realidade Aumentada, CSE Dept. Técnico | Universidade de Lisboa (2022)
  17. Futuros da Educação, Instituto de Educação de Lisboa & Universidade de Lisboa (2022)
  18. Etnobotânica – Plantas, Pessoas, Etnodiversidade e a Salvaguarda do Património de Origem Vegetal, Instituto Politécnico de Beja (2022)
  19. Biodiversidade e Sustentabilidade nas Ilhas Atlânticas – Faculdade de Ciências e Tecnologia; CIBIO-Açores – Investigação | Universidade dos Açores (2022)
  20. A Cidade que Educa e Transforma, Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) (2023)

Programa de Cátedras UNESCO

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNITWIN / UNESCO, que envolve mais de 700 instituições em 116 países, promove a cooperação interuniversitária internacional e o trabalho em rede para melhorar as capacidades institucionais por meio do compartilhamento de conhecimento e do trabalho colaborativo. O programa apóia o estabelecimento de Cátedras da UNESCO e das Redes UNITWIN nas principais áreas prioritárias relacionadas aos campos de competência da UNESCO – ou seja, na educação, nas ciências naturais e sociais, na cultura e na comunicação.

Através desta rede, instituições de ensino superior e pesquisa em todo o mundo reúnem seus recursos, tanto humanos quanto materiais, para enfrentar desafios prementes e contribuir para o desenvolvimento de suas sociedades. Em muitos casos, as redes e as Cátedras servem como pensadores e construtores de pontes entre a academia, a sociedade civil, as comunidades locais, a pesquisa e a formulação de políticas. AS Cátedras provaram ser úteis para documentar decisões políticas, estabelecer novas iniciativas de ensino, gerar inovação por meio de pesquisa e contribuir para o enriquecimento de programas universitários existentes, promovendo a diversidade cultural. Em domínios sem conhecimento especializado, as Cátedras e as redes evoluíram para polos de excelência e inovação em níveis regionais ou sub-regionais. Eles também contribuem para fortalecer a cooperação Norte-Sul-Sul.