Notícias
Encontro com Leila Rocha “Povos indígenas, etnogenocídio, política e relações internacionais”
O Encontro com Leila Rocha “Povos indígenas, etnogenocídio, política e relações internacionais” decorreu no dia 26 de Setembro de 2019 (14h30) no Auditório Prof. José Araújo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e conta com a participação do Coordenador Científico do CeiED, Professor António Teodoro, e da Coordenadora da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, Professora Judite Primo.
Leila Rocha pertence à liderança Guarani Nhandeva da Terra Indígena Yvu Katu, em Japorã – MS do Brasil. É membro do Conselho da Aty Guasu (Grande Assembleia Kaiowá e Guarani) e da Kuñague Aty Guasu (Grande Assembleia das Mulheres Kaiowá e Guarani).
Leila esteve à frente de um dos maiores processos de autodemarcação de terras Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. Como liderança do movimento Guarani e Kaiowá, tem representado as lutas por direitos e denunciado as violências contra o seu povo em instâncias internacionais, tendo participado em atividades junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos – CIDH e o Conselho de Direitos Humanos da ONU. A visita da liderança indígena Leila Rocha – Aty Kuña – à Europa ocorre no contexto do relato da ONU sobre direitos indígenas em Genebra, a convite da Guarani Kaiowá Support Network.