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Museologia solidária premiada no 9º Prémio IBERMUSEUS de Educação

Museologia solidária premiada no 9º Prémio IBERMUSEUS de Educação na categoria: Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento.

A equipa que esteve envolvida no passado mês de maio no projeto de Museologia solidária no Museu do Casal de Monte Redondo, reunindo alunos de Museologia da Universidade Lusófona e colaboradores do Museu do Casal de Monte Redondo, foi premiada no âmbito do 9º Premio Ibermuseus de Educação, na categoria Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento, como projeto intitulado “Renova Museu: Revitalização de um museu por meio de ações educativas”. O prémio no valor de US$ 10.000 destina-se à realização do projeto apresentado, o qual tem em vista a renovação do Museu. O projeto está inserido nas atividades da nossa Cátedra.

IBERMUSEUS é uma iniciativa de cooperação e integração dos países ibero-americanos para o fomento e a articulação de políticas públicas para a área de museus e da museologia. Integram o Programa IBERMUSEUS os seguintes países: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

IBERMUSEUS é um espaço para o diálogo e o intercâmbio nos distintos âmbitos de atuação dos museus, a fim de reforçar a relação entre as instituições públicas e privadas e entre os profissionais do setor museológico ibero-americano, de promover a proteção e a gestão do patrimônio, do intercâmbio de experiências e de conhecimento produzido.

IBERMUSEUS compreende os museus como instituições dinâmicas, vivas e de encontro intercultural; como espaços que trabalham com o poder da memória; como instâncias relevantes para o desenvolvimento das funções educativa e formativa; como ferramentas adequadas para estimular o respeito à diversidade cultural e natural e para valorizar os laços de coesão social das comunidades e a sua relação com o meio ambiente.

Prémio Ibermuseus de Educação visa reafirmar e ampliar a capacidade educacional dos museus e do patrimônio cultural como estratégias de transformação da realidade social. A ação educativa tem sido uma das principais áreas de atuação dos museus com significativa contribuição para a promoção da harmonia social, para o fortalecimento dos direitos humanos e de uma cultura de paz por meio do estímulo à aceitação da diversidade cultural e das distintas identidades que compõem a amplitude da realidade ibero-americana.

Para tal, e entre muitas atividades, IBERMUSEUS convoca anualmente o Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus,que consiste na premiação de projetos que visam potencializar a capacidade educativa dos museus e do patrimônio museológico na Ibero-América por meio de duas categorias:

  • Projetos realizados ou em andamento – Categoria I
    São premiadas práticas de ação educativa em museus e em outras instituições vinculadas e afins, já concluídas ou em desenvolvimento, provenientes de todos os países ibero-americanos.
  • Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento –   Categoria II
    São incentivadas a realização de projetos que ainda não tenham sido implementados ou que estejam em fase de elaboração e/ou planejamento.

Todos os projetos premiados:

  • Categoria II – Fomento a projetos em fase de elaboração e/ou planejamento
  • “Renova Museu: Revitalização de um museu por meio de ações educativas”, do Museu do Casal do Monte Redondo, Portugal

Em 2017, o Museu do Casal de Monte Redondo passou por um processo de reorganização empreendido pela comunidade e pelos alunos do Programa de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Decidiu-se que o processo de revitalização do museu partirá de um amplo projeto educativo que envolvesse os diversos grupos sociais e culturais de Monte Redondo. Tal processo deve associar os conhecimentos técnicos da museologia aos saberes, conhecimentos e técnicas tradicionais, presentes no acervo do museu e parte do património material e imaterial das comunidades de Monte Redondo. Com este projeto, espera-se articular ações educativas colaborativas entre o museu e as comunidades.

“Mujeres en Defensa”, da Intendencia de Paysandú, Museu Histórico Departamental, Uruguai

“Mulheres em Defesa” é um projeto educacional com a tarefa de abordar os relatos hegemônicos da “memória oficial” recuperando a história local a partir de uma perspectiva de gênero, através de uma exposição itinerante que torna visíveis as mulheres protagonistas do evento histórico denominado “Defesa do Paysandú 1864-1865”. A partir da invisibilização das mulheres que a narrativa oficial instituiu sobre o fato histórico, o objetivo é ressignificar as mulheres, promovendo a reflexão da igualdade de gênero nos jovens de Paysandú, instituições educativas formais e não formais.

“Kamalu Hai e o canto da cobra-canoa: Arte e Cosmologia Wauja”, do Museu do Índio, Brasil

Trata-se de uma proposta de diálogo entre as mulheres ceramistas do grupo Waujá do Xingu e a comunidade local e regional, a partir da prática tradicional da cerâmica produzida por este povo e sua difusão junto aos alunos e educadores da rede de ensino, além da comunidade universitária. A possibilidade desta vivência compartilhada entre as Waujá e o público potencializará o reforço deste traço identitário do grupo com seus valores e padrões estéticos, ampliando o conhecimento sobre esta rica tradição oleira.

“Viejos silencios, nuevas voces. Hacia una propuesta museográfica con todos”, do Museu Histórico Nacional, Uruguai

Esse projeto educacional-museográfico enfoca a visibilidade das classes populares na primeira metade do século XIX, grupos sociais tradicionalmente relegados aos espaços museológicos do país. Através da escolha de alguns temas que atravessam o período, fragmentos de discursos e objetos são recuperados, muitos dos quais já estão expostos, mas para os quais se busca a gerar uma nova maneira de “olhar” e interpretar.

“Clube de Jovens Cientistas do Museu Nacional: Ciência na Quinta”, do Museu Nacional, Brasil

O projeto consiste na formação de um clube de ciências formado por 25 estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental (8° e 9°) de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, que compartilham com o Museu Nacional o mesmo território. As ações serão coordenadas por educadores e contará com atividades promovidas por técnicos, docentes e discentes dos programas de pós-graduação do Museu Nacional. O Clube de Jovens Cientistas se reunirá semanalmente e desenvolverá atividades variadas relacionadas às exposições e pesquisas realizadas no MN.

Na Categoria I – Projetos realizados ou em andamento, foram premiados os seguintes projetos:

  • 1º lugar: “O Côa na Escola”, da Fundação Côa Parque, Portugal
  • 2º lugar: “Renovando el Olvido: Histórias de la “L” e num modelo a escala”, do Museu Nacional da Colômbia
  • 3º Lugar: “Las maletas viajeras”, da Associação Civil Ciência Viva, Uruguai