Projetos Investigação
Pilot projetct: Heritage Education
(2018-2019)
Projeto Piloto: Educação Patrimonial
A Educação Patrimonial promove o conhecimento, a compreensão e o respeito da diversidade das culturas, identidades e valores presentes na Escola (professores, alunos, comunidade).
A Educação Patrimonial mobiliza a diversidade cultural e o encontro de culturas para a construção do conhecimento e do processo de cidadania.
Enquadramento
Projeto piloto que coloca em destaque a efetiva articulação entre a educação e o património cultural, dando resposta à necessidade de:
- Valorizar a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade (Educação Intercultural)
- Formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania)
- Identificar processos educativos em que seja possível atingir uma educação para todos e, simultaneamente, respeitar os valores e tradições da comunidade cigana (Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas)
- Adotar estratégias ativas de contextualização curricular, na promoção do sucesso educativo (diploma da Autonomia e Flexibilidade Curricular)
- Seguir o preconizado, por Jacques Delors, nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer e Aprender a Viver Juntos (Educação: Um Tesouro a Descobrir, ComissãoInternacional sobre Educação para o Século XXI)
Objetivos
Melhorar a qualidade da comunicação interna e externa dos projetos valorizando o trabalho realizado pelos alunos, professores, pais, técnicos e comunidade educativa, no geral;
Divulgar o trabalho realizado pelas Escolas através de ações diversas;Mobilizar entidades/recursos para a superação de dificuldades e valorização do trabalho desenvolvido pelas Escolas.
Ações
Apoiar e acompanhar as Escolas na conceção e organização de projetos que promovam e valorizem as diferentes culturas, valores e identidades das comunidades em presença; Organizar e promover ações de sensibilização e formação em contexto de trabalho e de valorização de metodologias ativas, significativas, afetivas e lúdicas para professores, alunos, pais e comunidade educativa no geral, nomeadamente em educação patrimonial, expografia criativa e trabalho de projeto.
Equipa
Ministério da Educação
- Luísa Janeirinho
IGEC / ME - Pedro Abrantes
Gabinete do Ministro da Educação
Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural
- Judite Primo
- Maria Gonçalves
- Mário Moutinho
- Nathália Pamio
- Pedro Leite
Agrupamentos de Escolas participantes
- AE Alto do Lumiar
Lisboa - AE Alvalade
Lisboa - AE Mães d’Água
Amadora - AE Santo António
Barreiro - AE Vale da Amoreira
Execução da proposta
- 1ª fase – ano letivo 2018/19 – zona de Lisboa
- 2ª fase – ano letivo 2019/20 – zona do Alentejo/Algarve e na zona Centro/Norte
Entidades Envolvidas
- Alto Comissariado para as Migrações, ACM
- Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas AMUCIP
- Direção-Geral de Educação
- Núcleo de Apoio às Comunidades
- Rede Nacional das Escolas Associadas da UNESCO Secretaria de Estado Para a Cidadania e Igualdade, SECI
Oficinas Out-Dez 2018 Encontro de Educação Patrimonial - A voz das Escolas