Skip to main content
universidade lusófona

Publicações

Cadernos de Sociomuseologia

Website Oficial Consultar todos os números

Revista indexada

  • SCOPUS
  • DOAJ- Directory of Open Access Journals
  • ERIH PLUS- European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences
  • MIAR-Information Matrix for the Analysis of Journals 
  • LATINDEX Diretorio Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • SHERPA RoMEO Accepted after november 
  • REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
  • DRJI Directory of Research Journals Indexing 
  • Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional
  • Portico Preservation Network 
  • ​Digital Object Identifier (DOI) registado pela CrossRef

Cadernos de Sociomuseologia (Início da Nova Série 1 Semestre 2013)

Iniciamos agora a publicação da Nova Serie dos Cadernos de Sociomuseologia (semestral) como resultado de um processo de reorganização ainda em curso, que tem por objectivo melhorar o desempenho da Revista adoptando de forma plena as orientações internacionais para publicações científicas, em particular no que respeita à sua indexação e acreditação internacional.

Esta medida enquadra-se na reorganização mais ampla do próprio Centro de Investigação em Sociomuseologia (CISMUS), criado em 1993, que culminou com a sua integração numa Unidade de Investigação mais ampla, denominada Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIeD) onde ocupa um lugar de destaque no quadro da Linha de Investigação 3 – Cultura Memória e Território.

No âmbito desta reorganização, cuja necessidade há muito se fazia sentir, foram tomadas várias iniciativas visando o estabelecimento de uma política de disseminação melhor estruturada, tendo por objectivo reforçar a dimensão internacional já conseguida, e em simultâneo dotar o Departamento de Museologia de meios adequados para a disseminação da investigação cientifica realizada pelos  nossos docentes e investigadores nos quais se incluem naturalmente os alunos de Mestrado e Doutoramento em Museologia.

Relativamente à publicação de dissertações e Teses seleccionadas, que até agora se faziam na coleção Cadernos de Estudos Pós- graduados, passam a ser publicados de forma autónoma

Por outro lado, os próximos volumes da “Coleção Sociomuseology”, em língua inglesa, serão incluídos sem distinção nos Cadernos de Sociomuseologia.

É nossa convicção que esta medida em muito contribuirá para um maior reconhecimento do lugar que os Cadernos de Sociomuseologia têm ocupado no desenvolvimento da Museologia como área de conhecimento específica, em particular em Portugal e no Brasil, e assim, abrir-se ainda mais à cooperação com outras instituições nacionais e internacionais.

Os Editores

Journal of Sociomuseology (Starting New Series 1th Semester 2013)

We now begin the publication of the New Series of Cadernos de Sociomuseologia (semestral) as a result of a reorganization process, still in progress, which aims to improve the performance of the Journal by adopting fully the international guidelines for scientific publications, in particular as regards its indexing and international accreditation.

This measure is part of the wider reorganization of the former Center for Research in Sociomuseology (CISMUS), created in 1993, which culminated with their integration into a broader Research Unit called Centre for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CEIeD) where it occupies a prominent place in the framework of the Research Line 3 – Culture and Memory Territory.

Under this reorganization, the need for which was felt long, several initiatives have been taken towards the establishment of a policy of dissemination better structured, with the aim of strengthening international dimension, and simultaneously provide the Department of Museology with adequate means to support the scientific research conducted by our faculty and researchers in which naturally are included students of Masters and PhD in Museology.

Concerning the publication of selected dissertations and theses, which until now were made in the Collection Postgraduate studies, in future shall be published independently

On the other hand, the volumes of “Sociomuseology Collection”, in English, will be included in the Cadernos de Sociomuseologia

We believe that this measures will contribute to greater recognition of the place of the Cadernos de Sociomuseologia have occupied in the development of Museology as specific area of expertise, particularly in Portugal and Brazil, and thus open up further cooperation with other national and international institutions.

The Editors

Diretora

Judite Primo, Departamento de Museologia – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, Portugal

Editores
  • Mário Moutinho, Departamento de Museologia – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, Portugal, Portugal
  • Cristina Bruno, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) Brasil
  • Gabriela Figurelli, Museologa, Rede Marista, Rio Grande do Sul 
  • Paula Assunção, Reinwardt Academy – Amsterdam School of the Arts Holanda, Holandal

Editorial & Refree Board

  • Ana Maria Labrador, Ateneo de Manila University, Director of the National Museum of the Philippines (Philippines)
  • Amareswar Galla, International Institute for the Inclusive Museum (Denmark & India)
  • Bernard Deloche, Université Jean Moulin Lyon 3 Faculté de Philosophie (France)
  • Fernando Joao Moreira, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril – ESHTE (Portugal)
  • Iñaki Díaz Balerdi, Departamento de Historia del Arte. Universidad del País Vasco (Spain)
  • Isabel Landim, Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo USP -(Brasil)
  • Lynne Teather, Museum Studies University of Toronto – Chair of ICTOP (Canada)
  • Marcelo Cunha, Universidade Federal da Bahia, (Brasi)l
  • Maria Célia Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBa)-(Brasil)
  • Mário Souza Chagas, Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO (Brazil)
  • Melissa Simões Pires, Museu de Ciências e Tecnologia (PUCRS) (Brasi)l
  • Michelle Stephano, American University Washington (USA)
  • Oscar Navajas Corral, Universidad Antonio de Nebrija – Madrid (Spain)
  • Peter Davis, Newcastle University – School of Arts and Cultures (UK)
  • Rosana Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil)
  • Ximena Varela, American University Washington (USA)

Advisory Board

  • Sit Kai Sin Roy, Macao Museum – Cultural Affairs Bureau, Macao ( RPC – China)
  • César Lino Lopes, Museu Nacional de História Natural (MNHN) Universidade de Lisboa (Portugal)
  • Maria das Graças Teixeira, Museu Afro-Brasileiro, Universidade Federal da Bahia, Brasil

Recursos Educativos Abertos (REA)

Open Educational Resources (OER) are teaching, learning, and research materials in any medium or medium that are in the public domain, or are openly licensed, allowing them to be used or adapted by others. Open Educational Resources may include complete courses, parts of courses, modules, textbooks, research articles, videos, tests, software, podcasts and any other tool, material or technique that can support access to knowledge. UNESCO guidelines: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232852.

Canal: Teoria e prática da Sociomuseologia

Este canal é destinado à divulgação das atividades do Projeto de Investigação FCT “Education, Citizenship and Cultural Diversity: Theory and practice of Sociomuseology” CEECIND/04717/2017, realizadas em articulação com a Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” e com o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Lisboa. Este Projeto de Investigação foi reconhecido e financiado pela FCT no contexto do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual de 2017 e as atividades de I&D são desenvolvidas no quadro do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED). O projeto de investigação assume a Sociomuseologia como uma Escola de Pensamento, ainda em construção, e tem por objetivo principal, contribuir para o esclarecimento de seus conceitos visando aprofundar questões teórica.

Aceder ao Canal: https://www.youtube.com/channel/UCkCeeh5wbjJZ7dptCXVRTAg/videos

#40 Luta Antimanicomial. Cultura e Memória, Patrícia Dorneles e o Prof. Doutor Paulo Amarante, UFRJ, Fiocruz

#39 Mediação comunitária colaborativa: novas perspetivas para a educação museal, Camilo de Mello Vasconcellos, MAE, USP

#38 Memórias da Travessia: Diluir Amnésias, Confirmar Vozes e Responsabilizar, Pedro Miguel Salvado, Museu Arqueológico do Fundão

#37 Pedagogia das Encruzilhadas, Luiz Rufino, UERJ

#36 Trajetórias Sociomuseológica de Mulheres Negras, Deborah Silva Santos, UNB-Universidade Federal de Brasília

#35 Memória e Resistência na arte contemporânea Recuperar Memórias. Reimaginar, Jaime Lauriano, Artista Plástico

#34 Museu do Ceará: 20 anos depois Paulo Freire e utopias museais, Alexandre Oliveira Gomes, Carolina Ruoso, Francisco Régis Lopes Ramos, João Paulo Vieira Neto.UFPE, UFMG, UFC, Rede Cearense de Museus Comunitários

#33 Justiça Museal: Recuperar Memórias. Reimaginar Futuros, Johanna Palmeyro Movimiento Justicia Museal, Museo Casa de Ricardo Rojas

#32 Recuperar Memórias. Reimaginar Futuros, Doutora Judite Primo , ULHT, CeiED

#31 A Trajetória da Museologia Comunitária na Espanha, Jesús Fernandéz, Óscar Navajas Corral, Sónia Sanchez , La Puente Ecomuséu, Universidad de Alcalá Comarca del Maestrazgo

#30 Dinâmicas da Formação de Museologia na Bélgica,, Manuelina Duarte Cândido, Université de Liège – Bélgica / UFG - Brasil

#29 Sociomuseologia Diversidade Sexual e Museologia , Franco Franco Reinaudo. , Museu da Diversidade Sexual, São Paulo - Brasil

#28 Sociomuseologia - Género, Diversidade Sexual e suas relações com a Museologia, Jean Baptista,  Geanine Escobar , UFG, U. Lusófona

#27 Sociomuseologia - Dinâmicas da Profissionalização Museológica na Colômbia, William Afonso Rosas , Universidad Nacional de Colombia

#26 Paulo Freire, a Docência em Museologia e os Museus: caminhar de descobertas, Maria Célia Santos , UNB-Universidade Federal de Brasília

#25 Entre a Pedagogia Freiriana e a Pedagogia Museológica: aproximações, Maria Cristina Bruno, MAE- USP.

#24 Museus Indígenas, Mobilizações Étnicas e Cosmopolíticas da Memória, Alexandre Gomes, NEPE- UFPE.

#23 Museologia Indígena, Aristóteles Barcelos University of East Anglia, Pirata Wuara, Escola Estadual Indígena de Educação Básica Piyulaga.

#22 Memórias Coletivas e os Museus Sociais, Alessandra Ribeiro. Cleyton José da Silva e Prof. Doutor Ruy Póvoas , Campinas, Guitinho da Xambá, UESC

#21 Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas, Evalina Dias, Djass Associação de afro descendentes

#20 Dinâmica da Formação de Museologia na Espanha, Jesús Pedro Lorente Oscar Navajas Corral, Universidad de Zaragoza Universidad de Alcalá

#19 Sobre Museologia e Educação: possibilidades, influências, articulações, conexões, Gabriela Figurelli,, ULHT

#18 O processo Sociomuseológico: na formação de uma museologia ecosistémica,.Vânia Brayner,, ULHT

#17 Gestão de Museus e o desafio do método na diversidade: diagnóstico museológico e planejamento, Manuelina Duarte,, Université de Liège – Bélgica / UFG - Brasil

#16 Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro. Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão, .Claúdia Rose, Inês Gouveia, Leu Cruz Mirella Araújo , Museu da Maré, IEB-USP, Museu vivo de São Bento, IBRAM

#15 Roda de Conversa pela Democratização nos museus, Graça Teixeira,  Cristina Bruno, Bruno Brulon, Clóvis Carvalho Britto, Mário Moutinho , UFBA, USP, UNIRIO, UNB ULHT

#14 Democratização e Aprendizagem Participativa: Escola Nova - Museus Escolares, Adel Pausini , ULHT

#13 Tendências Pensamento Museológico: os Lugares do Social, Clovis Britto , UNB

#12 Waldisa Rússio Camargo Guarnieri e a Museologia brasileiraInês Gouveia, , Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP

#11 Muquifu: Afro-patrimónios e territórios segregados em Belo Horizonte,  Pe. Mauro Luiz da Silva, , Muquifu, Belo Horizonte

#10 Política Pública: Caminhos e descaminhos do direito à memória, Marcele Pereira, , UNIR- Universidade Federal de Rondônia

#09 O museólogo como trabalhador social na construção de futuros inéditos, Vânia Brayner, , Universidade Lusófona

#08 Educação, Cidadania e Diversidade Cultural: Teoria Prática Sociomuseologia, Maria Cristina Bruno, , MAE-USP Museu de Arqueologia e Etnologia

#07 Paulo Freire e o perigo que um museu pode ter, Regis Lopes, UFC - Universidade Federal do Ceará

#06 Sociomuseologia: Escola de Pensamento, Maria Cristina Bruno, , MAE-USP Museu de Arqueologia e Etnologia

#05 A Experiência LIME: Laboratorio de Investigación y Experimentación de Museologia, Juan Carlos Rico, LIME -, Laboratorio de Investigación y Experimentación de Museología Madrid

#04 A museologia social: o comum e a perspetiva da luta,  Vladimir Sibyla, , UNIRIO-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

#03 Museologia Nómada,  Pedro Leite, , CES -Universidade de Coimbra

#02 Mulheres a ferro e fogo: violências de gênero e (po)éticas (...) do cangaço, Clóvis Carvalho Brito, , UNB-Universidade Federal de Brasília

#01 Museologia decolonial: a serviço do bem comum, Marcele Pereira, , UNIR- Universidade Federal de Rondônia



Canal: Sociomuseologia + Paulo Freire

O grupo de estudos Sociomuseologia + Paulo Freire é um coletivo de investigadores do curso de Mestrado e Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, inserido na Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural e com o apoio do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire. Aberto à participação de toda comunidade acadêmica da Universidade Lusófona, com ênfase aos integrantes da Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia do CeiED. O grupo também está aberto à participação externa, e pretende alcançar os professores dos ciclos escolares e profissionais que atuam em espaços não formais de educação, tais como museus, centros de ciência e de cultura.

Aceder ao Canal: http://www.youtube.com/@SociomuseologiaPauloFreire/videos


#23 La Memoria de los Maestros desaparecidos en Argentina, Alba Rosa Pereyra Lanzillotto, educadora popular 07.10.2021

#22 Paulo Freire e a Teologia da Libertação, Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira (UFPB) 09.09.2021

#21 Brigadas Estudantis de Alfabetização, Maria Manuela Paulo (APCEP), Máximo Ferreira (Centro de Ciência Viva de Constância) 02.10.2021

#20 Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, Florenço Varela (Instituto Paulo Freire de Cabo Verde) Jacqueline Freire (Universidade Federal do Pará - Amazónia, Brasil) 22.07.2021

#19 Cartas Guiné-Bissau: registros de uma experiencia em processo, Georgina de Mello 08. 07.2021

#18 Paulo Freire Vive! Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, Raimunda Oliveira (Brasil) e Rosy Zúñiga (México) 24.06.2021

#17 Paulo Freire: a mudar vidas e políticas para a educação permanente e democrática, Ana Benavente 12.09.2021

#16 Paulo Freire Sim! Rumo às Celebrações do Centenário, Angela Biz Antunes, Diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire (Brasil) 10.12.2020

#15 Educação popular para a libertação e soberania dos povos, Bárbara Graciosa, Elionice Sacramento (Escola das Águas/MPP) e Solange Brito (Teia dos Povos) 19.11.2020

#14 Experiências Freireanas em Portugal: educação popular, Eunice Macedo (Instituto Paulo Freire de Portugal – IPFP, Lucília Salgado da Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente – APCEP Teresa Vasconcelos do Movimento Graal) 10.09.2020

#13 Museus Comunitários, Educação e Ruralidade, Luis Mota Figueira - Museu Agrícola de Riachos, Mario Moutinho - Museu Monte Redondo e Pedro Salvado - Museu Arqueológico do Fundão 17.09. 2020

#12 Letras Prá Vida, Dina Soeiro e Lina Cláudia 08.10.2020

#11 Educação como Prática da Liberdade, Alberto Melo 27.01.2020

#10 Por Uma Museologia da Libertação, Roberto Fernandes dos Santos Júnior 31.03.2020

#09 O Partido como Educador-Educando,  Carlos Serrano Ferreira04.04. 2020

#08 Professora Sim, Tia Não: Cartas a Quem Ousa Ensinar, Moana Soto 04.04.2020

#07 bell hooks e Paulo Freire: Encontros Possíveis, Maria das Graças Teixeira (UFBA) 28.05.2020

#06 Por Uma Pedagogia da Libertação LGBTQI+, Antonio Carvalho dos Santos Junior 18.06.2020

#05 Memórias da Negritude,, Maria Conceição SilvaCeiça Axé 09.07.2020

#04 Empoderar: Educação e Participação das Mulheres Ciganas, Carolina Leão 25/09/2020

#03 A Importância do Ato de Ler, José Everaldo dos Santos 11/09/2021

#02 O Museu Comunitário Vivo Olho do Tempo e a Pedagogia Griô, Penhinha Teixeira 25/09/2020

#01Pedagogia da Esperança: Um Reencontro com a Pedagogia do Oprimido" de Paulo Freire, Tânia Bazante 25/09/2020