Grupo de Estudos “Sociomuseologia + Paulo Freire”

APRESENTAÇÃO

O grupo de estudos Sociomuseologia + Paulo Freire é um coletivo de investigadores do curso de Mestrado e Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, com o apoio da Cátedra UNESCO Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, do MINOM – Movimento Internacional para uma Nova Museologia e do projecto EducaMuseu.
Aberto à participação de toda comunidade acadêmica da Universidade Lusófona, com ênfase aos integrantes da Unidade de Investigação e Pós graduação em Sociomuseologia do CeiED. O grupo também está aberto à participação externa, e pretende alcançar os professores dos ciclos escolares e profissionais que atuam em espaços não formais de educação, tais como museus, centros de ciência e de cultura.
Os encontros têm periodicidade mensal e dinamizados através de Rodas de Conversa ou Ciclos de Cultura (conforme terminologia freireana) são conduzidos por professores convidados, tendo sempre como tema gerador uma das obras de Paulo Freire. Em uma segunda fase do projeto, está planejado organizarmos cursos e seminários sobre a obra de Paulo Freire abertos ao público em geral.

OBJETIVOS

• Divulgar as idéias de Paulo Freire.
• Compreender a importância das idéias freireanas no contexto da Sociomuseologia.
• Produzir material acadêmico (resenhas, entrevistas e artigos).
• Promover seminários e cursos (2ª fase).

AÇÕES

No primeiro encontro contamos com a presença da professora Mabel Cavalcanti, apresentando a metodologia freireana a partir do livro Pedagogia do Oprimido. No seguinte, a professora Maria das Graças Teixeira (UFBA-ULHT) falou a partir do livro Extensão e Comunição? e compartilhou com o grupo sua experiência a frente do Museu Afro-Brasileiro. E, ainda, estivemos no Seixal com a professora Carolina Leão, coordenadora e assessora em projetos assentes na Educação Popular e na Investigação Ação Participativa (IAP), voltados ao trabalho com a comunidade cigana, em especial com as mulheres, trabalho este orientado a partir da obra de Paulo Freire Por Uma Pedagogia da Pergunta.
Para além dos encontros, em nossas andarilhagens, estivemos presentes em um seminário do ICOM Europe sobre Educação em Museus Comunitários. Neste evento, a conferência de abertura proferida por Hugues de Varine, teve como base o livro de Paulo Freire Educação e Mudança. Também no mesmo evento, a doutoranda e coordenadora do grupo, Moana Soto, apresentou sua investigação intitulada “E a palavra se fez carne”: A influencia da obra de Paulo Freire na Nova Museologia”. E na última Festa do Avante! o grupo se fez presente através da realização da edição portuguesa da Marcha Amorosa em homenagem a Paulo Freire 2019.

EQUIPA

  • Judite Primo (orientação)
  • Mabel Cavalcanti (coordenação)
  • Moana Soto (coordenação)

ENCONTROS (ANO 2019)

Maio – Pedagogia do Oprimido Profª Ms. Mabel Cavalcanti.
Junho – Educação e Mudança Prof. Dr. Hugues de Varine¹.
Julho – Extensão ou Comunicação? Profª Dra. Maria das Graças Teixeira.
Agosto – Por Uma Pedagogia da Pergunta Profª Dra. Carolina Leão.
Setembro – Marcha Amorosa em Homenagem a Paulo Freire na Festa do Avante!

 

¹ Seminário Internacional A Acção Educativa Em Museus Comunitários.