Carta de Princípios

Tendo em consideração que as Cátedras da UNESCO, UniTwin se constituem como um programa em rede que liga instituições universitárias em diferentes países para promover a cooperação universitária e a disseminação do conhecimento pela sociedade, com o objetivo de reforçar as capacidades das instituições para partilhar conhecimento relevante e efetuar trabalhos colaborativos orientados pelos princípios fundadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Cultura e Ciência.

Que a UNESCO está envolvida na Promoção:

  • Da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ONU
  • Da Estratégia 2030 para a Educação (Declaração de Inchuam e Marco de Ação; rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos), 2015
  • Dos Acordos de Paris sobre as Alterações Climáticas, 2015
  • Da Agenda URBAN III – da Terceira Conferência da Organização das Nações Unidas(ONU) para Habitação e Desenvolvimento urbano sustentável (UN-HABITAT – UnitedNation Human Settlement), 2016
  • Da Declaração da Ciência para uma Cultura de Paz , UNESCO, 2017

Bem como as Convenções e Recomendações que colocam a cultura como instrumento de desenvolvimento sustentável, nomeadamente:

  • “Recomendação sobre Museus, Coleções sua Diversidade e Função na Sociedade”, 2015
  • “Recomendação sobre a Paisagem Urbana História”, 2011
  • “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”, 2005
  • “Convenção para a Salvaguarda do Património Imaterial”, 2003
  • “Convenção sobre a Protecção do Património Cultural Subaquático”, 2001
  • “Declaração sobre a Diversidade Cultural”, 2001
  • “Recomendação para a Salvaguarda da cultura tradicional e o Folclore”, 1989
  • “Convenção do Património Mundial Cultural e Natural”, 1972

Que incentivam a partilha de recursos e a construção de parcerias que permitem enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável nas nossas sociedades;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural, a desenvolver pela ULHT, tem como objetivo colocar a cultura no centro das políticas de desenvolvimento na construção dum mundo com base em economias de bem-estar, em sociedade justas e num ambiente sustentável;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe desenvolver e integrar ações de qualificação curricular, ações de formação, desenvolver investigação científica relevante e promover ações de extensão universitária sobre as questões de Igualdade de Género, do Trabalho Digno; das Cidades Sustentáveis Inclusivas e da Governação Transparente e das Parecerias no âmbito duma Educação para a Paz e para a Cidadania Global;

Que a Cátedra Educação, Cidadania e Diversidade Cultural se propõe trabalhar em parceria com organizações da sociedade civil, associações locais e outras universidades, no mundo lusófono em todos os contextos que permitem construir pontes e ligar pessoas;

Modelo colaborativo. A cátedra defende os processos participativos e a da cocriação;

Sustentabilidade. A cátedra assume-se como um projeto que procura o princípio da sustentabilidade integral dos processos de ação,assumindo-se como uma comunidade autofinanciada;

Aceitação da pluralidade. Os processos de ação regem-se pelos princípios éticos da aceitação da diferença, da pluralidade dos olhares, e da integração das diferentes visões do mundo;

Flexibilidade. Os processos de ação são flexíveis e ajustam-se às dinâmicas processuais;

Solidariedade de cocriação. Os processos locais são desenvolvidos pelos parceiros locais e os seus resultados partilhados na rede.

 Regulamento da Cátedra