XXI International Conference MINOM 2024 – Catania, Sicilia, IT – 22-23/02/2024

Rethinking museologies as transformative trans-disciplinary alliances for more just societies
The objective of this MINOM 2024 Conference is to explore the possibilities of existence and the margins of action for such practices, engaged with collective memory and territorial heritage, in response to different critical conditions, according to different contexts. Our UNESCO cathedral supports this important event.

Conferência internacional ICOM-Europa Lisboa, 2 & 3 Outubro 2013

Terá lugar em Lisboa no Museu dos Coches a Conferência internacional ICOM-Europa Lisboa 2 & 3 Outubro, na organização da qual o nosso Departamento de Museologia e a Catedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural têm participado ativamente.
Esta conferencia tem como tema:”Bridging the gap between museeums and communities: the role of communication and education”.
Os nossos alunos(as) -Mestrado e Doutoramente têm entrada gratuita mas precisam de se inscrever. O rico programa do evento já está publicado.

Nova coleção “Sociomuseology & Sociomuséologie”

O departamento de Museologia tem o prazer de anunciar a publicação de uma nova coleção de livros de Sociomuseologia em Inglês e Francês, sob a denominação de Sociomuseology & Sociomuséologie. Esta coleção que é coordenada pela Professora Manuelina Maria Duarte Cândido, Professora convidada do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, conta no seu Comitê editorial internacional com a participação  dos professores Adel Pausini, Carolina Ruoso, Giusy Pappalardo, Guido Fackler, Judite Primo, Léontine Meijer van Mensch, Manuelina Maria Duarte Cândido, Mario Moutinho e Placide Mumbembele Sanger. O primeiro livro é da autoria de Edouard Nzoyihera com o título “Les musées en Afrique orientale: contribution à leur décolonisation

Cadernos de Sociomuseologia indexados na Scopus

Os Cadernos de Sociomuseologia passaram a estar incluídos na base de dados “Scopus”, uma das maiores plataformas de indexação e citação de literatura científica do mundo. A partir de agora, os artigos publicados nesta revista científica serão mais facilmente acessíveis e amplamente divulgados, contribuindo para uma maior visibilidade e reconhecimento internacional da publicação de teor sociomuseológico.  

Os Cadernos de Sociomuseologia, uma revista científica de livre acesso, promovida pelo Departamento de Museologia da FCSEA, Universidade Lusófona, e integrada nas publicações do CeiED, especializada na área de estudos museológicos e patrimoniais, têm sido uma referência para investigadores e profissionais das áreas de museologia, património cultural e turismo cultural, com a publicação de artigos de alta qualidade, análises críticas e estudos de caso.  

Congresso Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade 13-15/12/2021

Na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, começa o nosso Congresso Internacional “Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade”. O Congresso realiza-se em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa e encontra-se acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente, 15 horas, 0.6 créditos, para Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial, mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso e da aprovação de um trabalho escrito de avaliação.

Congresso Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro será um evento que envolve um conjunto de atividades variadas para celebrar o centenário de Paulo Freire por meio de conferências, palestras, rodas de conversas, mesas redondas temáticas, apresentação de posters e momentos culturais.

Inscreva-se no Congresso através https://www.even3.com.br/paulofreireulht/

8 Bolsas para o Doutoramento em SocioMuseologia 2024/27

Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” em articulação com o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,  anuncia a abertura de um novo programa de 8 (oito) Bolsas de Estudo, para o Curso de Doutoramento em Sociomuseologia, autorizado pelo Despacho n.º 1575/2022. O programa está avaliado Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) com a nota máxima por 6 anos.

As bolsas têm a duração de 36 meses e cobrem os encargos devidos à Universidade Lusófona para emolumentos e propinas (com exceção da taxa de candidatura, seguro escolar anual, certidões e Diploma de conclusão do grau de Doutoramento).

Os termos do concurso serão publicados muito em breve

 

Youtube Channel “Sociomuseology” (Open Educational Resource)

The Youtube Channel “Sociomuseology” (Open Educational Resource), works as part of a partnership between the research project “Education, citizenship and cultural diversity: theory and practice of Sociomuseology” FCT – CEECIND / 04717/2017 (2018-24) and the UNESCO Chair “Education, Citizenship and Cultural Diversity” with the support of the Department of Museology at ULHT and the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED):

Aceder ao Canal: Sociomuseologia

Nova publicação: Introdução à Sociomuseologia

Judite Primo, Mário Moutinho
Edições Universitárias lusófonas
ISBN-13: 979-8612450566
pp 558
2020

A organização deste livro teve por objetivo, propor uma abordagem ampla e coerente de diferentes aspetos da Escola de Pensamento da Sociomuseologia. Trata-se de um conjunto de textos escritos por 25 pessoas que têm pautado a sua atuação profissional, científica, educativa e militante, no campo da museologia com responsabilidade social. Foram selecionados textos que tratam questões de cunho mais teórico, outros que apresentam processos e políticas públicas no âmbito da museologia social e outros mais restritos, que problematizam questões que por uma ou outra razão, estão no centro de um debate alargado sobre o lugar e a função dos Museus na sociedade contemporânea.  Este livro situa-se entre a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada por iniciativa da UNESCO e do ICOM em 1972, onde se formulou a ideia de Museu Integral e a recente recomendação da UNESCO de novembro de 2015 relativa à “Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade” onde os museus são convocados a assumirem-se como fatores de inclusão social e respeito pelos direitos humanos