Canal no Youtube – Teoria e Prática da Sociomuseologia (REA)

A nossa Cátedra UNESCO vai abrir no próximo dia 18 de maio, um canal no Youtube, para a acolher o Programa Teoria e Prática da Sociomuseologia, o qual será disponibilizado sob a forma de Recursos Educacionais Abertos (REA) em formato vídeo.
Os “REA – Teoria e Prática da Sociomuseologia” têm como principal fonte, as gravações em vídeo dos seminários “Musatemas” e “Sociomuseolgia + PauloFreire” organizados pela Cátedra UNESCO “Educação, cidadania e diversidade cultural”, pelo projeto FCT– CEECIND/04717/2017 (2018-24) “Educação, cidadania e diversidade cultural: teoria e prática da Sociomuseologia” e pelo Grupo de Estudos “Sociomuseologia+Paulo Feire”.

Aceder ao Canal: Sociomuseologia

Nova publicação: Introdução à Sociomuseologia

Judite Primo, Mário Moutinho
Edições Universitárias lusófonas
ISBN-13: 979-8612450566
pp 558
2020

A organização deste livro teve por objetivo, propor uma abordagem ampla e coerente de diferentes aspetos da Escola de Pensamento da Sociomuseologia. Trata-se de um conjunto de textos escritos por 25 pessoas que têm pautado a sua atuação profissional, científica, educativa e militante, no campo da museologia com responsabilidade social. Foram selecionados textos que tratam questões de cunho mais teórico, outros que apresentam processos e políticas públicas no âmbito da museologia social e outros mais restritos, que problematizam questões que por uma ou outra razão, estão no centro de um debate alargado sobre o lugar e a função dos Museus na sociedade contemporânea.  Este livro situa-se entre a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada por iniciativa da UNESCO e do ICOM em 1972, onde se formulou a ideia de Museu Integral e a recente recomendação da UNESCO de novembro de 2015 relativa à “Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade” onde os museus são convocados a assumirem-se como fatores de inclusão social e respeito pelos direitos humanos

Autor@s

Aida Rechena (DGPC), Ana Moutinho (Holition), Camila A. Moraes Wichers (FCS/UFG), Carolina Ruoso (UFMG), Cláudia Storino (IPHAN), Cristina Bruno (MAE-USP), Fernando João Moreira (ESTHE), Gabriela Souza (PUCRS), Gabriela Figurelli (PUCRS), Inês Gouveia (IEB-USP), Judite Primo (CeiED-ULHT /FCT), Juliana Siqueira (SMC-Campinas), Manoela Souza (UPF), Manuelina Cândido (U. Liège), Marcele Pereira (UNIR), Marcelo Cunha (UFBA), Maria Célia T. Santos (UFBA), Mario Chagas (UNIRIO), Mário Moutinho (ULHT), Maristela Simão (ULHT), Paula Assunção (ULHT), Pedro Pereira Leite (ULHT), Raul Mendez Lugo (SBIS.Nayarit), Vânia Brayner (ULHT), Vladimir Sibyla (UNIRIO)

#MusaTemas16 com o Prof. Doutor Adel Igor Pausini

Amanhã, teremos no âmbito do MusaTemas16 o Prof. Doutor Adel Igor Pausini com o tema “Democratização e Aprendizagem Participativa: da Escola Nova aos Museus Escolares no Brasil”. O nosso convidado é Professor visitante do Departamento de Museologia da ULHT. Doutor em Museologia (ULHT) com o tema: “Modernidade e Provincianismo: MASP, MAM-SP e a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro”, doutorando em história do Programa Interuniversitário da Universidade de Lisboa (UL), Universidade Católica Portuguesa (UCP), Universidade de Évora (UE) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), mestre em História Social (USP) e em Ciências Sociais (PUC-SP), com especialização em Gestão de Políticas Públicas (FESP-SP) e História da Arte (Statale-Milano), graduado em Sociologia e Política (FESP-SP), História (UNIFESP) e Pedagogia (UPSJ). Desde 2009 desenvolve pesquisa nas áreas de sociologia da cultura, pensamento social brasileiro e políticas públicas para o ensino superior.
Participe da nossa reunião, amanhã pelas 18.00Lisboa, 14.00 Brasília, através da plataforma Zoom – ULHT, através do link da reunião:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94184503691…
Ou pelo ID da reunião: 941 8450 3691 e Senha: 079369

Programa de atividades de 17 a 21 de Maio 2020

Programa de atividades na semana onde se comemora o Dia internacional dos Museus.
Todos os anos desde 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) organiza o Dia Internacional dos Museus. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o fato de que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, bem como para o desenvolvimento de entendimento mútuo, colaboração e paz entre os povos.

#MusaTemas17- Roda de Conversa

A nossa Cátedra Sociomuseologia Cátedra Unesco “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”entra nas comemorações do Dia Internacional dos Museus com uma semana inteira de atividades. O #MusaTemas17 chega com uma Roda de Conversa com os Professores Graça Teixeira (UFBA), Cristina Bruno (USP), Bruno Brulon (UNIRIO), Clovis Carvalho Britto (UNB) e Mario Moutinho (ULHT), no dia 17 de maio,pelas 18.00 de Lisboa – 14.00 de Brasília, através da plataforma Zoom.
Acesse a reunião através do link: https://tinyurl.com/musatemas17 ou pelo ID: 993 6754 5067 Senha: 812665
Compareça e participe.

8 Bolsas de Doutoramento até 31 de outubro 2020

8 Bolsas de Estudo para o Doutoramento em Museologia
no âmbito da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” (Cátedra UNESCO-ULHT-CPLP – 2020-2021)

O Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em articulação com a sua Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” tem a honra de anunciar a abertura de um programa de 8 (oito) Bolsas de Estudo, para o Curso de Doutoramento em Museologia, autorizado pelo Despacho n.º 10672/2012, para alunos dos países da CPLP

Encontro com Leila Rocha “Povos indígenas, etnogenocídio, política e relações internacionais”

O Encontro com Leila Rocha “Povos indígenas, etnogenocídio, política e relações internacionais” decorreu no dia 26 de Setembro de 2019 (14h30) no Auditório Prof. José Araújo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e conta com a participação do Coordenador Científico do CeiED, Professor António Teodoro, e da Coordenadora da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”, Professora Judite Primo.

Exposição no âmbito do projeto Renova Museu

Foi inaugurada no passado dia 15 de Junho uma exposição dedicada às Coletividades das Freguesias de Monte Redondo /Carreira e da Bajouca, no âmbito do projeto Renova Museu: Revitalização de um museu por meio de ações educativas, contemplado pelo IX Prémio Ibermuseos de Educação. Esta iniciativa permitiu que as coletividades culturais e recreativas em parceria com outras instituições locais trabalhassem em conjunto quebrando assim o seu relativo isolamento. A exposição foi acompanhada de diversas outra atividades.