Cadernos de Sociomuseologia indexados na Scopus

Os Cadernos de Sociomuseologia passaram a estar incluídos na base de dados “Scopus”, uma das maiores plataformas de indexação e citação de literatura científica do mundo. A partir de agora, os artigos publicados nesta revista científica serão mais facilmente acessíveis e amplamente divulgados, contribuindo para uma maior visibilidade e reconhecimento internacional da publicação de teor sociomuseológico.  

Os Cadernos de Sociomuseologia, uma revista científica de livre acesso, promovida pelo Departamento de Museologia da FCSEA, Universidade Lusófona, e integrada nas publicações do CeiED, especializada na área de estudos museológicos e patrimoniais, têm sido uma referência para investigadores e profissionais das áreas de museologia, património cultural e turismo cultural, com a publicação de artigos de alta qualidade, análises críticas e estudos de caso.  

A inclusão dos Cadernos de Sociomuseologia na base de dados Scopus, que inclui mais de 70 mil títulos de revistas científicas, reforça a qualidade do seu conteúdo e o seu papel fundamental na promoção do diálogo e da reflexão sobre temas museológicos e patrimoniais.

Congresso Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade 13-15/12/2021

Na próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, começa o nosso Congresso Internacional “Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade”. O Congresso realiza-se em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa e encontra-se acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira docente, 15 horas, 0.6 créditos, para Educadores de Infância, professores dos ensinos básico e secundário e docentes de educação especial, mediante a frequência de 2/3 da totalidade das sessões do Congresso e da aprovação de um trabalho escrito de avaliação.

Congresso Internacional Paulo Freire: Um Centenário de Atualidade, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de dezembro será um evento que envolve um conjunto de atividades variadas para celebrar o centenário de Paulo Freire por meio de conferências, palestras, rodas de conversas, mesas redondas temáticas, apresentação de posters e momentos culturais.

Inscreva-se no Congresso através https://www.even3.com.br/paulofreireulht/

8 Bolsas para o Doutoramento em SocioMuseologia 2023/26

Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” em articulação com o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias,  anuncia a abertura de um novo programa de 8 (oito) Bolsas de Estudo, para o Curso de Doutoramento em Sociomuseologia, autorizado pelo Despacho n.º 1575/2022. O programa está avaliado Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) com a nota máxima por 6 anos.

As bolsas têm a duração de 36 meses e cobrem os encargos devidos à Universidade Lusófona para emolumentos e propinas (com exceção da taxa de candidatura, seguro escolar anual, certidões e Diploma de conclusão do grau de Doutoramento).

Os termos do concurso serão publicados muito em breve

 

Youtube Channel “Sociomuseology” (Open Educational Resource)

The Youtube Channel “Sociomuseology” (Open Educational Resource), works as part of a partnership between the research project “Education, citizenship and cultural diversity: theory and practice of Sociomuseology” FCT – CEECIND / 04717/2017 (2018-24) and the UNESCO Chair “Education, Citizenship and Cultural Diversity” with the support of the Department of Museology at ULHT and the Center for Interdisciplinary Studies in Education and Development (CeiED):

Aceder ao Canal: Sociomuseologia

Nova publicação: Introdução à Sociomuseologia

Judite Primo, Mário Moutinho
Edições Universitárias lusófonas
ISBN-13: 979-8612450566
pp 558
2020

A organização deste livro teve por objetivo, propor uma abordagem ampla e coerente de diferentes aspetos da Escola de Pensamento da Sociomuseologia. Trata-se de um conjunto de textos escritos por 25 pessoas que têm pautado a sua atuação profissional, científica, educativa e militante, no campo da museologia com responsabilidade social. Foram selecionados textos que tratam questões de cunho mais teórico, outros que apresentam processos e políticas públicas no âmbito da museologia social e outros mais restritos, que problematizam questões que por uma ou outra razão, estão no centro de um debate alargado sobre o lugar e a função dos Museus na sociedade contemporânea.  Este livro situa-se entre a Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada por iniciativa da UNESCO e do ICOM em 1972, onde se formulou a ideia de Museu Integral e a recente recomendação da UNESCO de novembro de 2015 relativa à “Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade” onde os museus são convocados a assumirem-se como fatores de inclusão social e respeito pelos direitos humanos

#MusaTemas16 com o Prof. Doutor Adel Igor Pausini

Amanhã, teremos no âmbito do MusaTemas16 o Prof. Doutor Adel Igor Pausini com o tema “Democratização e Aprendizagem Participativa: da Escola Nova aos Museus Escolares no Brasil”. O nosso convidado é Professor visitante do Departamento de Museologia da ULHT. Doutor em Museologia (ULHT) com o tema: “Modernidade e Provincianismo: MASP, MAM-SP e a Campanha Nacional de Museus Regionais no Nordeste Brasileiro”, doutorando em história do Programa Interuniversitário da Universidade de Lisboa (UL), Universidade Católica Portuguesa (UCP), Universidade de Évora (UE) e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), mestre em História Social (USP) e em Ciências Sociais (PUC-SP), com especialização em Gestão de Políticas Públicas (FESP-SP) e História da Arte (Statale-Milano), graduado em Sociologia e Política (FESP-SP), História (UNIFESP) e Pedagogia (UPSJ). Desde 2009 desenvolve pesquisa nas áreas de sociologia da cultura, pensamento social brasileiro e políticas públicas para o ensino superior.
Participe da nossa reunião, amanhã pelas 18.00Lisboa, 14.00 Brasília, através da plataforma Zoom – ULHT, através do link da reunião:
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94184503691…
Ou pelo ID da reunião: 941 8450 3691 e Senha: 079369

Programa de atividades de 17 a 21 de Maio 2020

Programa de atividades na semana onde se comemora o Dia internacional dos Museus.
Todos os anos desde 1977, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) organiza o Dia Internacional dos Museus. O objetivo é aumentar a conscientização sobre o fato de que os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas, bem como para o desenvolvimento de entendimento mútuo, colaboração e paz entre os povos.

#MusaTemas17- Roda de Conversa

A nossa Cátedra Sociomuseologia Cátedra Unesco “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”entra nas comemorações do Dia Internacional dos Museus com uma semana inteira de atividades. O #MusaTemas17 chega com uma Roda de Conversa com os Professores Graça Teixeira (UFBA), Cristina Bruno (USP), Bruno Brulon (UNIRIO), Clovis Carvalho Britto (UNB) e Mario Moutinho (ULHT), no dia 17 de maio,pelas 18.00 de Lisboa – 14.00 de Brasília, através da plataforma Zoom.
Acesse a reunião através do link: https://tinyurl.com/musatemas17 ou pelo ID: 993 6754 5067 Senha: 812665
Compareça e participe.