Projeto Piloto: Educação Patrimonial

A Educação Patrimonial promove o conhecimento, a compreensão e o respeito da diversidade das culturas, identidades e valores presentes na Escola (professores, alunos, comunidade).

A Educação Patrimonial mobiliza a diversidade cultural e o encontro de culturas para a construção do conhecimento e do processo de cidadania.

Enquadramento

Projeto piloto que coloca em destaque a efetiva articulação entre a educação e o património cultural, dando resposta à necessidade de:

  1. Valorizar a diversidade como uma oportunidade de aprendizagem para todos, no respeito pela multiculturalidade (Educação Intercultural)
  2. Formar pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania)
  3. Identificar processos educativos em que seja possível atingir uma educação para todos e, simultaneamente, respeitar os valores e tradições da comunidade cigana (Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas)
  4. Adotar estratégias ativas de contextualização curricular, na promoção do sucesso educativo (diploma da Autonomia e Flexibilidade Curricular)
  5. Seguir o preconizado, por Jacques Delors, nos Quatro Pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer e Aprender a Viver Juntos (Educação: Um Tesouro a Descobrir, ComissãoInternacional sobre Educação para o Século XXI)

Objetivos

Melhorar a qualidade da comunicação interna e externa dos projetos valorizando o trabalho realizado pelos alunos, professores, pais, técnicos e comunidade educativa, no geral;

Divulgar o trabalho realizado pelas Escolas através de ações diversas;Mobilizar entidades/recursos para a superação de dificuldades e valorização do trabalho desenvolvido pelas Escolas.

Ações

Apoiar e acompanhar as Escolas na conceção e organização de projetos que promovam e valorizem as diferentes culturas, valores e identidades das comunidades em presença; Organizar e promover ações de sensibilização e formação em contexto de trabalho e de valorização de metodologias ativas, significativas, afetivas e lúdicas para professores, alunos, pais e comunidade educativa no geral, nomeadamente em educação patrimonial, expografia criativa e trabalho de projeto.

Equipa

Ministério da Educação

Luísa Janeirinho
IGEC / ME
Pedro Abrantes
Gabinete do Ministro da Educação

Cátedra UNESCO Educação Cidadania e Diversidade Cultural

  • Judite Primo
  • Maria Gonçalves
  • Mário Moutinho
  • Nathália Pamio
  • Pedro Leite

Agrupamentos de Escolas participantes

AE Alto do Lumiar
Lisboa
AE Alvalade
Lisboa
AE Mães d’Água
Amadora
AE Santo António
Barreiro
AE Vale da Amoreira

Execução da proposta

  • 1ª fase – ano letivo 2018/19 – zona de Lisboa
  • 2ª fase – ano letivo 2019/20 – zona do Alentejo/Algarve e na zona Centro/Norte

Entidades Envolvidas

  • Alto Comissariado para as Migrações, ACM
  • Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas AMUCIP
  • Direção-Geral de Educação
  • Núcleo de Apoio às Comunidades
  • Rede Nacional das Escolas Associadas da UNESCO Secretaria de Estado Para a Cidadania e Igualdade, SECI

Oficinas Out-Dez 2018

Encontro de Educação Patrimonial – A voz das Escolas